Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Outra visitinha

O aluno do 3º ano do Ensino Médio Lucas, que ensina violão e a secretária da escola Sandra coordenadora do programa na escola
No sábado dia 18 de dezembro, a Delvana e eu Balan, fomos visitar mais uma escola que faz parte do programa Escola Aberta. O Colégio Estadual Santa Rosa, no Cajuru, tem várias atividades ligadas ao programa como a capoeira, as aulas de violão e o artesanato.O pessoal estava de vento em popa. Parabéns ao colégio e a comunidade local.
 Gleci (RS) e Angela( Coord. nacional do Escola Aberta)e Delvana SEED/PR)

Representantes das secretarias  estaduais e municipais parceiras do programa no MEC/Brasília
Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2010 aconteceu em Brasília uma Reunião Técnica do Programa Escola Aberta, participaram deste evento representantes das secretarias parceiras . As discussões objetivaram avaliar as propostas e as questões que surgiram nos encontros regionais os quais aconteceram em 2009 e 2010, além disso pretendeu dar continuidade e aprimorar propostas do Programa a partir de parcerias e colaboração entre os diversos entes federados. Destacamos, a presença da profª Jaqueline Moll Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania (DEIDHUC/SECAD/MEC) e também da srª Marlova Noleto Coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da Representação da Unesco no Brasil, ambas enfatizaram a importância da continuidade das ações do Programa Escola Aberta através de uma ação institucionalizadora, ou seja transformá-lo em política de Estado o que demandará a execução de avaliações que venham a comprovar seus resultados positivos nestes cinco anos de funcionamento, principalmente, no que tange à influência do referido Programa na aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

II Encontro em São Leopoldo RS

Bandeira do Rio Grande do Sul

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2010 aconteceu o II Encontro Regional do Programa Escola Aberta,  no município de São Leopoldo - Rio Grande do Sul O evento contou com a participação de representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As discussões estiveram em torno dos princípios e fundamentos do Manual Operacional do exercício 2010/2011, da importância da formação dos comitês locais ou metropolitanos e da necessária participação dos conselhos escolares no processo de implantação e implementação do Programa . Destacamos, ainda, o acompanhamento a um estabelecimento de ensino em Novo Hamburgo onde pudemos participar das atividades de culminância propostas pela referida escola, quando observou-se a participação da comunidade e de autoridades locais, inclusive do prefeito e do secretario municipal os quais apontaram o Programa Escola Aberta como sendo um importante instrumento de democratização das escolas.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Só uma visita rápida

A professora e os alunos do Cecília Meireles discutindo a nova peça

Este foi o troféu que o grupo ganhou como melhor iluminação no Festival de Teatro de Piraquara
No dia 06 de novembro fomos visitar o CE Cecília Meireles ( Tarumã). O Colégio está a todo vapor no Programa Escola Aberta. Os trabalhos estão sensacionais.  Lá nos acompanhamos o ensaio do grupo de Teatro. Ficamos sabendo que eles já obtiveram vários prêmios com suas peças.Parabéns à todos.